12/11/2004

Essa semana resolvi dar uma “bordejada” (como diz Fernando) por outros blogs, inicialmente com o objetivo de conferir minhas teorias sobre por que as pessoas têm um. Observei que estou na média, ou seja, o conteúdo desse blog é o que a maioria também cultiva nos seus espaços: impressões do dia, do noticiário, lembranças, histórias, vez ou outra poesias – autorais e alheias – , opiniões radicais, humor, papo furado, e muito recheio para lingüiças. Coisas que me chamaram a atenção (lições que uma blogueira neófita deve saber):
- Quando falta assunto, é só tascar-lhe uma poesia ou uma letra de música;
- Frases de efeito são necessárias (afinal, elas é que convidam o leitor “bordejante” a dar uma paradinha ali e, com sorte, voltar uma outra vez);
- Templates têm que ser a cara do dono: uns não se contentam com pouco e abusam das cores e figuras; outros fazem questão do minimalismo para refletir sua personalidade.
- Deve ser “fora de moda” ter a foto no template (identifiquei só um com essa característica).
- A grande maioria tem experiência no assunto, e também muitos comentários em cada “post”. Em alguns, é visível a participação massiva de amigos virtuais. Outras pessoas divulgam e direcionam seu blog aos amigos/ parentes e conhecidos, e têm neles seu grande público.
- Na parte dos “comments”, é comum ter um dizer próprio, algo como “diz aí” e coisas do gênero.
Bom, isso foi o que vi em uma passada rápida. Lembro-me especialmente de um onde o dono comenta: “Esse blog tem 4 leitores, dos quais 3 eu não conheço (...), mesmo assim vou levando...”. He he, me identifiquei com esse!

3 comentários:

Anônimo disse...

A blogosfeira é um lugar com regras próprias.
Que está aprendendo.
Mas não estava irônico, acho quatro pessoas muito para ler o conteúdo que publico.

Stijn

Lili disse...

Legal, Stijn!! Pelo que vejo, (nós) temos mais leitores do que imaginamos, não é?!
Um abraço.
Ah! ética é um assunto que me interessa muito!...
Lili

Fernando disse...

Oi, Lili,
Pequeno reparo nas suas observações. No todo, é isso mesmo. Faltou assunto, um versinho ou letra de música; na falta, um copy&paste, vai bem. Basta saber procurar.
Até ai, tudo bem.
E o reparo?
Apenas no tocante a como se escreve, como se colocam os assuntos, um certo cuidado no idioma, a elegância da escrita. Ai está a diferença do que vc faz, e faz muito bem.
Esse/isso, é um blog, o seu!
Beijos
Fernando Cals