10/11/2004

Embalada pela onda das lembranças que me acometeram desde o início da semana, quando reencontrei colegas da faculdade, e também pela inquietação gerada pela feitura de um diário compartilhado, hoje escreverei sobre como me tornei uma entusiasta dos diários.

Sem exageros, cultivo o hábito de ter diários desde que aprendi a escrever. Lembro-me do meu primeiro, estava no 1o ano, e ele se chamava “Diário de Recreio” (Recreio era uma revista infantil da época). Também lembro das coisas que escrevia (“Hoje fui na piscina”; “Hoje a Marissol dormiu aqui em casa”...) tão ingênuas, tão empolgantes...!

Meu segundo diário era da “Turma da Mônica”, mas faz tanto tempo, que os desenhos dos personagens ainda eram pontudos, a Tina era hippie, usava chinelos, calça “boca de sino” e um medalhão no pescoço, fora os óculos enooormes! Esse diário veio junto com uma camiseta que eu adorava, e usei até furar.

Os diários seguintes já foram mais elaborados, eram um misto de agenda escolar e de pensamentos sobre o dia que passou. As brigas com as amigas, os sentimentos ruins que a criança começa a experimentar desde cedo, as mudanças de casa e de cidade, os novos amigos...

Na adolescência eu era leitora contumaz de Capricho (e guardo minha coleção até hoje, de 1984 a 1989). Lembro-me que na última página tinha o “Meu Diário”, peraí, vou pegá-lo... Voltei, fui pegar um exemplar de 1985, ano em que o Miguel Paiva começou a produzir o brilhante Diário da Guta, uma adolescente típica, engraçada, meio deprê, questionadora... Citarei um trecho:

“Hoje estou me sentindo como num decreto do governo: em liberdade vigiada. (...) Hoje também estou sonhando! De olhos abertos. (...) Melhor sonhar com um gato! Bonito, bem charmoso, fiel, ... fiel ... monogâmico... assim feito o... feito o... aquele... eh... o... feito o... tudo bem, esquece!”

Bom , nem precisa dizer que meus diários seguiam esse padrão, cheios de figuras recortadas com os gatos do momento – Sting (ui!), Tom Cruise, Rob Lowe, Matt Dilon –, embalagens de bombons presas com clips coloridos, entradas de cinema, shows, etc, etc. etc.

Chega por hoje. Amanhã continuo escrevendo sobre os diários da época de faculdade...

Um comentário:

sub disse...

É assim que tomou jeito de escrever nesse blog também!