03/05/2006

Este blog vai sair do ar. Assim, despretenciosamente, da mesma forma como começou. Como já li um par de vezes no blog do Fernando, "fecha-se um ciclo". Ah, depois eu monto outro. Tchau.
Ps.: alguém pode me dizer como eu salvo tudo antes de fechar?!

02/05/2006

Hoje esfriou muito. Deve ter caído uns 15 graus de repente. E eu gostei, apesar de preferir o calor. Não, eu não prefiro o calor - isso foi só uma época da minha vida. Hoje eu sei do que gosto: de ter as 4 estações bem definidas, algo que já não é viável em lugar nenhum. O inverno é inspirador, sem dúvida. Mas o frio, como tudo que é demais, cansa. O mesmo se dá para o calor no verão. Chuva no verão, só se for chuva de verão. Frio no verão é um tédio. E calor no inverno: não tem nada mais sem graça. O outono e a primavera também cansam, por sua indefinição. A verdade é que nunca, nunca será possível satisfazer a um ser insatisteito.

30/04/2006

Domingo e véspera de feriado, nenhum programa melhor a fazer do que o culinário, fomos no Mercado Muncipal comprar pescadas brancas para assar na brasa. Sem a opção de pescada na peixaria, arrematamos um robalo de 2,5 Kg. Já sem as víceras, ele foi aberto pelas costas, de onde se lhe retiraram a espinha. Fiz uma farofa generosa de farinha de mandioca, guarnecida com fatias de azeitonas roxas, banana seca, castanhas grosseiramente picadas, um maço de salsinha, e muita cebola. Preenchido o interior do robalo com ramos de alfavaca e (muita) farofa (ele ficou bem gordo), costuramos a abertura dorsal com agulha e linha de crochê. Depois embalsamos o espécime com uma mistura de 4 kilos de sal, óleo e água, e embrulhamos tudo com papel alumínio. Um bom tempo de brasa, e depois de o sal virar um cimento dourado, abrimos o envelope e retiramos o sal junto com a pele toda do peixe, que facilmente se desprendeu da carne. O processo se iniciou às 10 da manhã, e finalizou-se às 15:30h, meia hora antes do "sagrado" jogo do Inter na TV, que acabou já era noite. Uma partida de buraco de duplas, até 3.000 pontos e... pronto acabou o domingo. E amanhã?