Continuando minha exegese vociferante sobre a vida do pesquisador brasileiro, e já “comentando o comentário” do Fernando: não podemos contar com as condições mínimas para ser pesquisador no Brasil sem ter que fazer grandes concessões. Exemplifico: os professores de universidades públicas, que também são orientadores e pesquisadores, não têm um salário não condizente, mas tem que ter dedicação exclusiva, ou seja, 40 horas semanais. O que acontece? O salário não dá. O que fazem, então? Dão aulas nos finais de semana em cursos de pós-graduação para complementar a renda. E inflaciona-se a oferta desses cursos, que acabam virando um subterfúgio para o problema da má remuneração. Está certo, há uma contrapartida boa (profissionais têm buscado e conseguido especializações nos seus ramos), mas muitos desses cursos não poderiam nem existir, tamanha a desorganização/ falta de seriedade e respeito com os professores e alunos. O resultado disso é fácil de imaginar.
Já aqueles que se preparam durante anos para a vida acadêmica e não conseguem sequer entrar numa universidade pública, ficam à mercê das faculdades dinheiristas que supostamente pagam bem, mas “esfolam” o professor, pois este não tem as condições de dedicar-se a pesquisa nenhuma. É pago por hora-aula. Mas trabalha bem além das horas em que está em sala de aula, por supuesto. Isso tudo tirando o fato de que, para chegar a qualquer universidade séria, hoje, é preciso ter o título de doutor. E não é nada fácil conquistar esse título tendo que, na maioria dos casos, trabalhar duro e estudar ao mesmo tempo, cuidar da casa e da família, etc. A não ser que este se dedique exclusivamente à pesquisa, submetendo-se à bolsa irrisória do governo, o que só é possível se houver um suporte financeiro familiar.
O resultado dessa condição: o alto investimento que o país faz na formação dos seus intelectuais e cientistas não tem o devido retorno, para dizer o mínimo. Veja-se a evasão desse pessoal para outros países.
Um comentário:
oi tudo bm???bom eu estava procurando um blog de uma amiga,e axei o seu,e tipo,li esse "post" seu,e tipo,achei incrivel oque vc disse,to de boka aberta!vc disse tudo!!
infelismente nosso país não da valor aos nossos cientistas e tals...mas qm sabe um dia tudo isso mude!?!?!?! Se esse dia existir,esperamos q chegue logo!!
bom eu axo q era sobre isso q vc estava falando..ehhe...é q só li esse ultimo post...bom é isso!
xau
Bjus
T+
desculpa ae por comentar sem ti conhecer!ehhehe
fuiz
Postar um comentário